quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Por que estou aqui?

Muitas pessoas gastam boa parte da vida buscando algo que dê significado e sentido à ela. Um jornalista britânico escreveu: "Será que tenho tempo antes de morrer, de descobrir por que nasci? Por que eu preciso saber o porquê do meu nascimento? Porque é claro, não foi por acidente e se não foi, deve haver um significado" (Nicky Gumbel)


A busca pelo sentido da vida é algo sadio, normal e relevante. Os mais renomados psicólogos do século XX reconheceram isso:Freud disse: "As pessoas têm fome de amor"; Jung afirmou: "As pessoas têm fome de segurança"; Adler disse: "As pessoas tem fome de significância"; porém o Senhor Jesus Cristo disse: " Eu sou o pão da vida, o que vem a mim jamais terá fome, e o que crê em mim jamais terá sede." Ah!! Sábias palavras não!!


Então, qual é o sentido da vida??


O modo mais fácil de descobrir o propósito de uma invenção é perguntar ao inventor.Em nosso caso: DEUS. Ele revela o verdadeiro sentido da vida. Temos que perguntar ao Criador por que Ele nos fez, porque nada Ele faz sem propósito. Quando se cria algo, simultâneamente deve-se criar o Manual de instruções para melhor entender a função deste '' algo''. A bíblia é uma espécie de 'Manual', explicando-nos a origem e propósito da vida; o lugar mais seguro para encontrarmos a resposta do Por que estou aqui está no livro do Autor da vida (a bíblia).
Bem, para não confundir muito as nossas 'caxolas', vamos nos dividir em: Quem nos criou e por que nos criou.

- Quem nos criou?
Isso é bem óbvio não, Deus nos criou. "E criou Deus o HOMEM à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gênesis 1:27)
"E formou o Senhor Deus o HOMEM do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente." (Gênesis 2:7)
Quanto a quem nos criou não temos dúvida, Deus nos criou. Então o primeiro passo ja foi dado.
Mas agora...
- Por que nos criou?
Hum...não pense que isso será algo díficil de se responder, como dito no começo, as respostas encontraremos naquele livro que o Senhor nos deixou por herança, a bíblia. Ao profeta Isaías, Ele nos dá uma afirmação sobre os seres humanos: "Os criei para a minha glória." (Isaías 43:7), Paulo ainda afirmou que "tudo foi criado por meio dEle e para Ele" (Cl 1:16)
Quando Deus nos criou, primeiramente Ele não pensou em mim ou você, mas sim nEle mesmo. E como pode Ele nos criar, ficar com toda a atenção e glória e não ser o maior egoísta? Ha-ha!! Ele é Deus mermão!Perfeito em tudo. Então mais um passo foi dado, o porque de nossa criação foi para a glória e adoração ao Pai.
Afirma-se que alguém disse a Albert Einstein: "Deus não joga dados" e ele respondeu: "É verdade, mas certamente Ele joga xadrez". Uma interpretação bem simples em relação a criação do homem: quem joga dados depende da sorte, mas quem joga xadrez, usa estratégia.
Deus não faz as coisas sem propósitos, podemos destacar três dentre muitos:
- criados para ser eterno: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." (João 5:24). A vida não termina com a morte. A vida eterna é uma qualidade (daqueles que creêm em Jesus) e não somente uma quantidade de vida, foi o que Jesus prometeu durante seu ministério terreno.
- criados para santo: não pense numa imagem imóvel num canto da parede ou uma pessoa legalista, essa não é a idéia bíblica de um santo. Ser santo significa separar-se do que é ruim aos olhos de Deus, do pecado, abominá-lo assim como Deus o abomina. "
Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina:olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos." (Provérbios 6:17,18 e 19)
- criados para ser servos: ao ser colocado no jardim do Éden, a bíblia afirma: "cultivar e guardar" esse jardim (Gn 2:15). Isso implica em trabalho, serviço. Quando confessarmos a Jesus como nosso Senhor, estamos nos colocando em posição de servos automáticamente. Servir é um mandamento, servir é uma forma de adoração. Servir é cumprir o propósito de Deus ao nos criar, o que dará mais sentido a nossa vida.

Ufá! Meio grandinho né! Mas está aê meu querido o porque você e eu fomos criados. Lendo a bíblia diariamente poderemos compreender mais ainda o sentido de estarmos aqui. Ahh...nada melhor de que saber que fomos criados interamente para adorarmos o unico que é digno de receber tudo e de todos.


[Extraído da Revista Jovens: questões e conflitos da vida; edição nº 13]


Música:

Se não for pra Te adorar (Fernandinho)

Se não for pra Te adorar para que nasci
Se não for pra Te servir por que estou aqui
Sim, eu quero Te adorar, Te adorar Senhor, estou aqui! ( 4x )
Diante do trono, Senhor quero levar minha oferta de amor
Diante do trono, Senhor quero levar meu sacrifício de louvor
As minhas mãos levantar Tua beleza, então, contemplar
Com meus lábios declarar toda a minha adoração
Se não for pra Te adorar para que nasci
Se não for pra Te servir por que estou aqui
Sim, eu quero Te adorar, Te adorar
Se não for pra Te adorar para que nasci
Se não for pra Te servir por que estou aqui
Sim, eu quero Te adorar, Te adorar Senhor, estou aqui!


Até a próxima
Abraços!!

Um comentário:

  1. Olá
    Adorei o conteúdo do blog! Parabéns.
    É tudo do que os jovens necessitam saber! Continue assim.
    Deus te ilumine nessa caminhada.

    Abraços.


    Vando. (IBRdeCP)

    ResponderExcluir